Sobre o desafio

A ideia do desafio em si, surgiu após eu ter acompanhado o preparo e a participação de alguns amigos para a Meia-Maratona  e Maratona de Londrina de agosto de 2012 (colegas da faculdade, amigos antigos, alunos da academia e até mesmo o sogrão entraram nessa), os quais obtiveram sucesso na prova.

A partir disso, algo muito forte relacionado a corrida me tocou e me incomodou ao mesmo tempo, pois, embora eu sempre tivesse tido a vontade de praticar a corrida a "correria" do dia-a-dia me cegava a outros fatores necessários, um deles, o exercício físico regular. Assim, a prática de exercícios, sobretudo a corrida acabou ficando em segundo ou até mesmo em terceiro plano.

Nesse sentido, se eu fosse esperar as melhores condições para praticar a corrida eu jamais praticaria, pois sempre teria o que fazer e sempre arrumaria uma desculpa. Logo, a ideia de se auto-desafiar poderia  ser o incentivo necessário para incluir em minhas prioridades e rotina a tal da corrida. Eis então, que surgiu o desafio dos 42km.

Basicamente, o desafio consiste em eu me preparar fisicamente e psicologicamente para participar, enfrentar e completar com sucesso uma maratona (42km 195metros). Cá entre nós... Sabemos que o desafio não é impossível de se realizar, mas é difícil, podendo parecer distante. Mas, comprometimento, paciência, treinamento regular, melhor distribuição do tempo, dedicação, dentre outros, são aspectos mais que necessários que estarão comigo a cada metro de chão percorrido.

Dessa forma, a cada semana e/ou a cada treino farei relatos de como foi a minha rotina de treino ou o meu dia de corrida, assim como, detalhes da mesma (como velocidade da corrida, tempo, distância, etc.), falarei também sobre minhas maiores dificuldades e facilidades, as experiências com as provas que pretendo realizar, bem como os prazeres que a prática da corrida promete oferecer. 

Por fim, o objetivo geral desse espaço é de tornar pública esta minha experiência mostrando que é possível alcançar metas que parecem distantes. Quem sabe, despertando em você leitor o desejo em desafiar a si mesmo, seja com seus objetivos profissionais, pessoais ou principalmente de saúde, com a prática regular de exercícios físicos.

Valerá a pena acompanhar esse desafio. Que venham os quilômetros!!
Roberto Poton